sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Projeto Educação Inclusiva - Objetivos do curso de Formação

 




O Projeto Educação Inclusiva, financiado no âmbito do Programa Operacional Capital Humano (POCH) e do Eixo Prioritário, coordenado pelo Ministério de Educação, através da DGE, da DGEstE, do PNSPSE e da ANQEP, alicerça-se na qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para a promoção do sucesso escolar, designadamente no que concerne aos instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva, e desenvolve-se em três eixos fundamentais:

i. Produção de recursos de apoio à Educação Inclusiva;

ii. Reforço do investimento na capacitação de docentes;

iii. Acompanhamento e apoio de proximidade às escolas e às comunidades através de projetos de investigação-ação a desenvolver nas escolas.

retirado do e-Book Projecto Educação Inclusiva

O presente curso tem como objetivos:

- Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas;

- Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais;

- Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem):

- Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras;

- Consolidar a implementação do ciclo:  Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão;

- Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;

- Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais.


Conteúdos da ação:

Módulo 1 – Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas.

Módulo 2 – Ambientes educativos inclusivos – opções metodológicas.

Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula.

Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem.





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