O
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, com as alterações introduzidas pela Lei
n.º 116/2021, de 13 de setembro, enuncia um conjunto de princípios, práticas e
condições de operacionalização da educação inclusiva que resultam de opções
teóricas e metodológicas, designadamente a abordagem multinível e o Desenho
Universal para a Aprendizagem (DUA). (…)
Neste
sentido, as práticas pedagógicas sustentadas no DUA oferecem oportunidades e
alternativas acessíveis em termos de métodos, materiais de suporte e formas de
avaliação, mantendo elevadas expectativas de aprendizagem. Pretende-se, assim,
identificar e remover as barreiras à aprendizagem e à participação,
envolvendo, motivando os alunos com vista ao sucesso.
O
DUA aplica-se ao currículo e norteia-se por três princípios básicos (Figura 1)
que suportam um conjunto de orientações para tornar os contextos de
aprendizagem acessíveis a todos os alunos:
Princípio
1 Proporcionar múltiplos meios de envolvimento (“o porquê” da aprendizagem);
Princípio
2 Proporcionar múltiplos meios de representação (“o quê” da aprendizagem);
Princípio
3 Proporcionar múltiplos meios de ação e de expressão (“o como” da
aprendizagem). (…)
(...) O
Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) começou como um projeto do Centro
Nacional de Acesso ao Currículo Geral (NCAC) e é geralmente atribuído a David
Rose, Anne Mayer e seus colegas do Center for Applied Special Technology
(CAST), apoiado pelo Escritório de Programas de Educação Especial do
Departamento de Educação dos Estados Unidos, em 1999, em Massachusetts. (…) O
conceito inicial teve como objetivo criar ambientes físicos acessíveis e
ferramentas que pudessem ser utilizados pelo maior número de pessoas possível,
independentemente das suas necessidades físicas e cognitivas. Um exemplo
clássico do Desenho Universal são as rampas das calçadas: ainda que
originalmente fossem planeadas para pessoas que usassem cadeiras de rodas,
atualmente são usadas por todos, desde pessoas com carrinhos de compras, a
pessoas com carrinhos de bebés e crianças, entre outras. (…)
Desenho
Universal é um conceito que tem como pressupostos a conceção de produtos,
ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, sem
necessidade de adaptação ou projeto específico, incluindo os recursos de
tecnologia assistida. (…)
O DUA é uma abordagem concebida em função dos principio pelos quais o cérebro se desenvolve e pretende ser uma abordagem dependente da figura do docente. Tendo em vista uma educação holística, significativa e de base humanista, estabelece como objetivos:
- garantir o acesso, a participação e o progresso de todos os alunos (diversidade), ao planear a acessibilidade dos ambientes pedagógicos (redução/eliminação das barreiras ao processo de ensino e de aprendizagem);
- promover a intencionalidade de práticas pedagógicas diferenciadas;
- acautelar o comprometimento com o desenvolvimento de competências e da autonomia;
- mobilizar práticas pedagógicas focadas: no envolvimento ativo do aluno;
- na diferenciação da apropriação e expressão dos saberes; no desenvolvimento das capacidades executivas (imprescindíveis para a construção da mente);
- abordar dinâmicas contínuas de medidas de apoio à aprendizagem, com monitorização e reflexão constantes, orientadas para a eficácia da sua ação.
Desenho
Universal para Aprendizagem - Lista de reprodução (6 vídeos) (Legendas em
Inglês)
https://www.youtube.com/watch?v=hwPuJ4l_ukE&list=PLEVdYHEH5JvMbG5R32VRYtKJIRhWoui4g
DUA:
Princípios e Práticas - Lista de reprodução (6 vídeos) (Legendas em Inglês)
https://www.youtube.com/watch?v=pGLTJw0GSxk&list=PLDD6870F2D42327F3
SOBRE
DESENHO UNIVERSAL, ALGUNS SÍTIOS:
Acessibilidade
Portugal
http://acessibilidade-portugal.blogspot.com/
Acessibilidade.gov.pt
https://www.acessibilidade.gov.pt/
Centro
de Avaliação em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
European
Assistive Technology Information Network
http://www.eastin.info/home.aspx?pg=searches2007&ln=en
Instituto
Nacional para a Reabilitação
World
Health Organization - International Classification of Functioning, Disability
and Health (ICF)
http://www.who.int/classifications/icf/en/
Sítios
da Internet Acessibilidade.net
http://www.acessibilidade.net/
Aspetos
relativos ao DUA são tratados nos seguintes livros:
Teaching
Every Student in the Digital Age (Rose & Meyer, 2002)
The
Universally Designed Classroom (Rose, Meyer & Hitchcock, 2005)
A
Practical Reader in Universal Design for Learning (Rose & Meyer, 2006)
A
Teacher’s Guide to Applying Universal Design for Learning (Novak & Couros,
2022)
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