2.
A noção de qualidade educativa não deixa escapar a diversidade e a complexidade
como fatores a ter em conta ao definir o que se pretende que os alunos aprendam
nas escolas e como se pretende que eles aprendam. Considera-se, então, o
princípio da inclusão como garantia de adaptabilidade e de estabilidade que tem
como objetivo valorizar o saber, sem que, para tal, abandone uma referência comum
de rigor e atenção às diferenças. Ou seja, uma educação de qualidade considera
as diferenças/especificidades e programa a sua atuação a partir delas,
constrói-se em contexto.
3.
A medida de qualidade educativa assenta no desenvolvimento holístico dos
alunos, privilegiando dispositivos e práticas que primam pela exigência,
diversidade, equidade e democracia, valores que, em conjunto, concorrem para as
competências ventiladas pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória. Para mais, garantir o acesso à aprendizagem e à participação dos
alunos requer a gestão flexível do currículo e do trabalho conjunto dos
professores e educadores sobre o currículo e orientações curriculares,
permitindo explorar temas diferenciados e aumentar oportunidades para todos os
alunos atingirem o seu máximo potencial, garantindo, assim, o acesso ao
currículo e às aprendizagens essenciais. (...)
(…)
O que fazer, então, para alinhar os vários processos em curso? Algumas pistas
Em
primeiro lugar, as lideranças escolares têm de se posicionar muito claramente
contra qualquer tipo de programação ideológica, esclarecendo muito bem o que se
pretende com a educação inclusiva, desconstruindo equívocos e falsos
argumentos.
As
propostas de ações de formação aos docentes devem contemplar não só os
objetivos pretendidos, mas, e principalmente, os obstáculos, desafios,
inquietações e perplexidades que esses objetivos geram, pois, como sublinhámos,
a questão não são os programas e princípios, mas sim os processos de
operacionalização.
Por fim, dar particular importância à monitorização dos processos educativos: sem uma aferição séria de impactos e resultados, para lá de métricas aplicadas como rotina burocrática, reproduzir-se-ão práticas ineficazes, nuns casos, e cairão no esquecimento estratégias e práticas que atingem os propósitos, noutras situações."
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