Princípios orientadores do Desenho Universal para a Aprendizagem

 

O DUA suporta-se num conjunto de orientações para tornar os ambientes de aprendizagem mais acessíveis a todos os alunos (Al Hazmi & Ahmad, 2018; Alves, Ribeiro & Simões, 2013a; Alves, Ribeiro & Simões, 2013b; Alves et al., 2018; CAST, 2022; Nunes & Madureira, 2015; Meyer et al., 2014).

 

 Trata-se de uma abordagem curricular que assenta nos seguintes pressupostos:

  • o planeamento das práticas pedagógicas é intencional, proativo e flexível, considerando a diversidade de alunos em sala de aula;
  • a forma como cada aluno aprende é única e singular; devem identificar-se e remover-se as barreiras à aprendizagem e participação, e maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos;
  • a implementação de práticas pedagógicas em sala de aula, tendo por base o DUA, implica uma abordagem personalizada por parte dos docentes, na forma como envolvem e motivam os alunos nas situações de aprendizagem, no modo como apresentam a informação e na forma como avaliam os alunos, permitindo que as competências e os conhecimentos adquiridos possam ser manifestados de maneira diversa.


A partir da análise do Anexo 8 – Planificação – procure planificar a diferenciação pedagógica de dois hipotéticos de alunos, numa atividade de flexibilidade curricular, nos seguintes pontos:








23 comentários:

  1. Sala 1: Alexandra Melo, Francisca Leitão, Teresa Cunqueiro, Fernanda Sequeira

    Aluna A: Mutismo Seletivo
    Barreiras Diagnosticadas: Ausência de comunicação verbal com adultos.
    Soluções - Meios de Desenvolvimento: Utilizar a comunicação escrita e os colegas como meio de comunicação verbal direta. Utilizar a relação de afetos, e de confiança como meio para "conquistar" a aluna para ganhar a sua confiança e aumentar a sua autoestima.
    - Meios de Representação: A ação por parte do adulto será o esperado e o normal com os restantes alunos. O feedback é que terá de ser ajustado para perceber se a aluna está a desenvolver aprendizagens ou não. Neste sentido é necessário utilizar uma avaliação escrita e por rúbricas, para que a aluna se autoavalie, sistematicamente. No caso de avaliação ser verbal, recorrer a um interlocutor de idade próxima e que mediasse a informação.
    - Meios de ação e expressão: a comunicação faz-se na maioria das vezes por escrito e através de um interlocutor. A aluna deve saber que, em qualquer momento, pode interromper e comunicar através de gestos.

    Aluno B: Aluno estrangeiro que não fala português nem inglês.
    Barreiras: Barreira linguística e cultural
    Soluções - Meios de Desenvolvimento: Utilizar a linguagem gestual, a linguagem não verbal escrita, utilizar as TIC e recorrer às aplicações dos telemóveis para traduzir o discurso.
    - Meios de Representação: é necessário utilizar uma avaliação escrita e por rúbricas, para que o aluno se autoavalie, sistematicamente. No caso de avaliação ser verbal, recorrer a um tradutor ou computador.
    - Meios de ação e expressão: a comunicação faz-se na maioria das vezes por escrito e através de um tradutor.

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  2. Sala 3: Célia Sol, Florbela Fernandes, Silvana Costa, Luísa Praia e Carla Figueiredo
    ALUNO A (Mutismo) - 1.º ciclo
    Identificação das Barreiras: falta de comunicação com o adulto; avaliar a comunicação oral; não comunica as dúvidas/dificuldades;
    Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos meios de envolvimento / representação / ação e expressão: identificar se na turma existe algum colega com o qual o aluno comunica; desenvolver atividades a pares e a grupo, de modo a que ao aluno se sinta envolvido na tarefa e que seja possível o adulto observar o seu desempenho; identificar temas do interesse do aluno, mesmo que extra curriculares, de forma a estabelecer uma relação empática.
    ALUNO B (língua estrangeira) 1.º ciclo:
    Identificação Barreiras: a língua - comunicação -
    Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos meios de envolvimento / representação / ação e expressão: google tradutor; dicionários de imagens; tutoria entre colegas (os que dominam as duas línguas fazem a tradução e apoiam no desenvolvimento das tarefas propostas);

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  3. Sala 2- Alina Pereira, Vanda Dias, Júlia Brito, Sara Rocha, Márcia Ramalho

    Aluno A
    Metodologias e Materiais: Aprendizagem baseada em projetos; Trabalho em grupo (aprendizagem cooperativa); utilização de recursos digitais.
    Barreiras: Linguagem; comunicação; socialização
    Meios de Envolvimento: Reforçar positivamente todas as interações sociais; pedir a colaboração dos colegas para que ajudem o aluno com mutismo seletivo; não tornar a criança o “centro das atenções”; responsabilizar a criança por pequenas tarefas de sala de aula;
    Meios de Representação: Apresentação de trabalhos em grupo (utilização de diversas estratégias e recursos)
    Meios de Ação e Expressão: Permitir que a criança comunique não-verbalmente (utilização da escrita)

    Aluno B
    Metodologias e Materiais: Utilização de recursos visuais e materiais didáticos; utilização de recursos digitais; utilização de imagens e correspondência à palavra; Trabalho em grupo (aprendizagem cooperativa)
    Barreiras: Língua; comunicação; compreensão; socialização
    Meios de Envolvimento: Promover a participação do aluno; reforçar o apoio e colaboração entre pares;
    Meios de Representação: Apresentação de trabalhos em grupo (utilização de diversas estratégias e recursos).
    Meios de Ação e Expressão: Permitir que a criança comunique com recurso às TIC; apoio direto de um docente de PLNM

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  4. Sala 3 (continuação)
    ALUNO B (cont.): promover o acolhimento do aluno, de modo a que se sejam estabelecidos laços afetivos , por exemplo mostrar os diversos espaços da escola, ter tarefas de cooperação, apadrinhamento, ... ; motivar o aluno a comunicar oralmente, de modo a que seja possível ajudá-lo a melhorar a sua comunicação na língua do país de acolhimento; sensibilizar a turma para ajudar / encorajar o aluno a ultrapassar a barreira da língua e não terem atitudes que o possam inibir.

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  5. Grupo 6- Ilda Trota; Teresa Silva; Élia Silva; Maria Nunes.

    Metodologias e materiais - Recurso às novas tecnologias nomeadamente: computador, tablet , internet.

    Materiais manipuláveis (cartões com imagens, gestos e traduções).

    Trabalho a pares e em grupo.

    Nomeação de um tutor.

    Identificação das Barreiras- Linguagem e comunicação. Falta de recursos humanos. Falta de recursos tecnológicos.

    Meios de envolvimento- abordar os conteúdos do currículo a partir dos interesses demonstrados pelos alunos.

    Meios de representação - imagens e expressão corporal. Interação com os pares. Promover atividades de carater lúdico expressivo.

    Meios de ação e expressão- Jogos de cooperação e confiança com interação dos colegas e da professora.

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  6. Elsa Rodrigues, Sílvia Francisco, Ana Amigo, Paula Coelho, Ana Póvoas27 de novembro de 2023 às 20:05

    Aluna A
    Identificação de barreiras: comunicação oral, desenvolvimento da leitura e produção oral, participação na aula, interação com os pares.
    Soluções para eliminar barreiras ao nível dos meios de envolvimento: não expor a aluna em sala de aula para que não seja o centro das atenções; tentar ver se a aluna se identifica mais com algum colega e colocá-la perto dele mesmo não falando.
    Soluções para eliminar barreiras ao nível dos meios de representação: valorizar mais a escrita, comportamento, atitudes, jogos na disciplina de educação física; atribuir outras tarefas em que a aluna não precise falar, por exemplo distribuir fichas, etc.
    Soluções para eliminar barreiras ao nível dos meios de ação e expressão: a aluna deve transmitir os seus conhecimentos pela escrita.

    Aluno B
    Identificação de barreiras: a língua portuguesa, compreensão e expressão oral e escrita, leitura, gramática.
    Soluções para eliminar barreiras ao nível dos meios de envolvimento: colocar o aluno na fila da frente para que possamos interagir com ele a nível gestual se necessário; utilização de ferramentas digitais: tradutor online, visualização de imagens.
    Soluções para eliminar barreiras ao nível dos meios de representação: utilização da comunicação aumentativa e alternativa.
    Soluções para eliminar barreiras ao nível dos meios de ação e expressão: aulas de PLNM; a escola no âmbito da sua autonomia deverá proporcionar ao aluno outras atividades que potenciem o relacionamento interpessoal, inclusão na escola através de tutorias, mentorias e desporto escolar.

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  7. Grupo 5 – Manuela Pedroto, Graça Alexandre, Isabel Patronilho e Cristina Pombal
    Aluno A – Identificação da Barreira – Mutismo Seletivo
    Meios de envolvimento – Participação na planificação de sala de aula através da escrita ou de imagens; proporcionar um clima de aceitação e apoio em sala de aula através da empatia, do reforço positivo e da afetividade; estimular e motivar para aprender através do trabalho de projeto, partindo das áreas de interesse da aluna (banda desenhada, grupo musical, escritor preferido etc.); facultar feedback orientado para a mestria com enfoque no esforço e na persistência em vez de capacidades inatas.
    Meios de representação – Apresentar a informação em diferentes modalidades sensoriais (vídeos, áudios…).
    Meios de ação e de expressão – Associado de vocabulário, símbolos e formas de representação alternativa; pedir à colega quem a aluna fala que nos ajude a estabelecer o circuito de comunicação.

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  8. Grupo 5 – Manuela Pedroto, Graça Alexandre, Isabel Patronilho e Cristina Pombal
    Aluno B – Identificação da Barreira – aluno estrangeiro que não fala português
    Meios de envolvimento – Proporcionar um clima de apoio e aceitação em sala de aula partindo dos costumes e tradições do país de origem. Apresentar ao aluno outras atividades que potenciem a imersão linguística, o relacionamento interpessoal, a inclusão na escola e o sentido de pertença, designadamente tutorias e clubes. Envolver os pais no processo educativo.
    Meios de representação – Apresentar a informação em diferentes modalidades sensoriais (vídeos, áudios…).
    Meios de ação e de expressão - Apresentar a informação em diferentes modalidades sensoriais (vídeos, áudios…). Criar materiais capazes de melhorar a competência em língua portuguesa dos alunos de outras línguas maternas (dicionários, livros, portfólio etc.). Registar as aquisições linguísticas.

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  9. Grupo3:
    Daniel Faria
    Rui Carvalho
    José Libreiro
    Natália Gonçalves

    Aluno 1 - mutismo seletivo
    Identificação das barreiras - comunicação
    Metodologias: pedir ao aluno para responder por escrito e, caso não colabore, deveríamos solicitar a ajuda de um colega com quem se identifique. Sempre que possível elaborar fichas de trabalho onde o aluno possa demonstrar que compreendeu a matéria. Fazer uma autoavaliação com o intuito de se autorregular e poder expor as suas dúvidas por escrito.

    Aluno 2 que não fala português mas fala um pouco inglês.
    Identificação das Barreiras: língua e comunicação quer oral, quer escrita.
    Metodologia: poderíamos usar a comunicação não verbal, a expressão corporal, imagens associadas às palavras, tentar falar com o aluno o máximo em português e recorreríamos ao inglês só como último recurso.



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  10. Grupo 1 Manuela Lapa, Mónica Romão, Aldina Roque e Paula Filipe

    Aluno A - Mutismo seletivo
    Identificação de barreiras: Ausência de comunicação verbal com adultos.
    Meios de envolvimento: atividades em pequenos grupos (por ex. pôr um aluno a ler para outro, estando o docente discretamente ao longe para não o inibir, mas posicionado de costas de forma a auscultar a leitura), responsabilização por tarefas, reforçar positivamente as interações sociais, permitir comunicação não verbal, não forçar a utilização de linguagem verbal com adultos.
    Meios de representação: apresentar a informação de formas diversas, nomeadamente áudios, vídeos, imagens, desenhos, símbolos, etc.
    Meios de ação e expressão: Dicionários, portfólios, padlet, jogos interativos, jogos de interação, utilização de gestos, música, dança, teatro, livros, etc.

    Aluno B - Aluno Estrangeiro
    Identificação de barreiras: Língua
    Meios de envolvimento: Partilha cultural, gostos, tradições portuguesas, sugerindo ao aluno que partilhe também as do seu país; valorizar as suas conquistas e apoiá-lo.
    Meios de representação: apresentar a informação de formas diversas, nomeadamente áudios, vídeos, imagens, desenhos, símbolos, etc.
    Meios de ação e expressão: construção de dicionários com imagens, glossários, portfólios, apontamentos em inglês com tradução em português, padlet, jogos interativos, jogos de interação, música, dança, teatro, livros, etc.

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  11. Sala 2: Ana Gonçalves, Sandra Pina, Sónia Pacheco e Susana Ramos
    Aluno A (mutismo seletivo)
    Identificação da Barreira: psicológica e de comunicação
    Redes de reconhecimento
    - Trabalho de grupo
    - Colaboração/articulação com a família
    Redes de estratégia
    - Trabalho de grupo
    - Ambiente educativo que estimule a cooperação entre os pares
    - Trabalho de um para um (professor-aluno/ aluno-aluno)
    - Recorrer às novas tecnologias para avaliar a oralidade (podcast, padlet...)
    Redes afetivas
    - Reforço positivo
    - Trabalho de grupo
    - Solicitar autorização do aluno para publicar os trabalhos de oralidade que realiza ou os vídeos partilhados pela família

    Aluno B (aluno estrangeiro que "arranha" o inglês)
    Identificação da barreira: língua e comunicação
    Rede de reconhecimento
    - Construção de textos em grande grupo
    - Leitura em voz alta
    - Numa fase inicial recorrer ao tradutor para ouvir na sua língua materna e em português
    - Tutoria com os pares
    - Solicitar a colaboração da família para a motivação da aprendizagem da nova língua

    Rede de estratégia
    - Partilhar a sua cultura em português
    - Trabalho de grupo

    Rede afetiva
    - Reforço positivo das conquistas e aprendizagens concretizadas pelo aluno
    - Desenvolver atividades temáticas sobre a cultura/país do aluno, valorizando e reconhecendo os seus saberes
    - Desenvolver atividades que vão de encontro aos seus interesses e talentos, realçando os seus pontos fortes

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  12. Helena Gonçalves, Ida Reis, Noélia Cruz30 de novembro de 2023 às 19:26

    Aluno A - Mutismo seletivo
    Fomentar o trabalho de pares ou grupo, reforço positivo, pedir aos colegas de confiança para apoiarem
    esse aluno (tutor) e dêem feedback ao professor sobre as dificuldades do aluno ou pontos positivos. Manter sempre a comunicação, apesar do aluno não responder verbalmente. Valorizar a parte escrita em detrimento da oralidade. Criar um laço afetivo para transmitir confiança e empatia.
    Pedir ao aluno ajuda nas tarefas de sala de aula.

    Aluno B - Aluno que não comunica em Português e comunica com muita dificuldade em Inglês.
    Recorrer às tecnologias, tradutor no telemóvel, jogos (kahoot, wordwall), filmes ou tutoriais falados em Português mas com legendagem, trabalho de tutorias e reforço positivo.

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  13. Aluno A
    Barreiras: ausência de comunicação com o adulto.
    Meios de envolvimento: clima afetivo, desenvolver atividades que aliviem as suas tensões, desenvolver brincadeiras lúdicas para criar um clima harmonioso, envolver o aluno na aprendizagem, reforço positivo.
    Meios de representação: envolver a família, apresentar a informação através de áudios, vídeos, imagens, desenhos e técnicas de expressão.
    Meios de ação e expressão: recorrer a recursos apelativos e material digital: jogos interativos. Utilização de diferentes técnicas de expressão e envolver atividades e jogos de preparação da fala que inicialmente não requeiram uma interação verbal (produção de sons corporais através da boca, das mãos e dos pés), desenvolver atividades e jogos de movimento e comunicação (mimica, imitação e adivinhas). Solicitar aos poucos a intervenção da criança.
    Aluno B
    Barreiras: Língua, comunicação e cultura
    Meios de envolvimento: Partilha cultural e de vocabulário, promoção de jogos de socialização, envolvimento da família.
    Meios de representação: Promover atividades que envolvam o aluno e que ele consiga desempenhar. Apresentar a informação de diversas formas: áudios, vídeos, imagens, desenhos e símbolos...
    Meios de ação e expressão: atividades com recurso a tradições e cultura para exposição oral, reforço positivo por parte do professor e dos colegas. Trabalhar em projetos.

    Susana Canelhas
    João Cabaço
    Maria do Carmo Cabaço
    Maria José Fernandes
    Carla Frade

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  14. Grupo da Sala 2 - Ana Videira Rijo, Marília Borralho, Sofia Sobral e Consolação Alagôa


    1 Aluno - Mutismo seletivo (Aluno que não fala com adultos mas que fala com alguns colegas e em casa fala com os pais).

    1ºAluno
    Mutismo Seletivo
    Identificação de Barreiras
    Falta de comunicação com pares e adultos;

    Meios de envolvimento
    - Proporcionar formas de aprendizagem que o possa envolver – trabalho de grupo;
    - ir ao encontro dos gostos e motivações do Aluno;
    - Comunicação com a família;

    Meios de representação
    - avaliação continua e formativa ( Tarefas realizadas pelo aluno, “resposta” a novas situações e/ou como as soluciona).

    Meios de ação e expressão
    - Adaptar os critérios de avaliação;
    - Observação da relação e oralidade com os pares com quem comunica;
    - Criar relação com o Aluno e estimular o seu envolvimento com os pares.

    2º Aluno - Mal fala português e fala pouco inglês
    Identificação de Barreiras
    Dificuldade na Comunicação



    Meios de envolvimento
    - Integrar o Aluno numa turma de PLNM;
    - Proporcionar formas de aprendizagem que o possam envolver;
    - diversificação de estratégias – vídeos entre outros;
    - Comunicação com a família e integração desta numa formação em Língua Portuguesa, se isso for possível (Centro Qualifica).

    Meios de representação
    - avaliação continua e formativa ( Tarefas realizadas pelo aluno).

    Meios de ação e expressão
    - Comunicação com a família, tentando conhecer a sua história de vida;
    - Adaptar os critérios de avaliação;
    - Acolher o Aluno com a sua cultura;
    - Criar relação com o Aluno e estimular o seu envolvimento com toda a comunidade educativa.








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  15. Sala 3-Ana Hang, Carla Figueiredo, Maria Raquel e Maria João Chaínho

    Aluno A- Mutismo seletivo
    Barreiras Diagnosticadas: Fala com os colegas, mas não comunica com o adulto.
    Soluções: Identificar barreiras, avaliações regulares para identificar possíveis desafios académicos relacionados ao mutismo seletivo.
    -Meios de envolvimento: Fomentar um ambiente acolhedor, promovendo a aceitação e compreensão dos colegas da turma. Cooperar e envolver os profissionais de saúde e os Encarregados de Educação. Realizar actividades educativas para promover a empatia dos alunos. Utilizar o reforço positivo para reconhecer e recompensar bem-sucedida, mesmo não-verbal.
    - Meios de Representação: Ensino icónico (representação da imagem com palavra) para facilitar a compreensão. Oferecer opções de comunicações não-verbal tal como: desenho, escrita e outros meios em que o aluno se sinta mais confortável em se exprimir. Implementar estratégias de aprendizagem baseadas nos interesses e preferências no aluno.
    - Meios de ação e expressão: Encorajar a expressão através de meios não-verbais tais como, escrever, desenhar ou recursos informáticos. Criar oportunidades para que o aluno participe ativamente nas actividades escolares, mesmo que isso envolva em contribuições não-verbais. Desenvolver actividades colaborativas que promovam a interacção entre os alunos de maneiras confortáveis para o aluno com mutismo.
    Aluno B- Aluno estrangeiro que não fala português nem inglês.
    Barreiras Diagnosticadas: Só consegue escrever e exprimir na sua língua materna. Identificar os principais desafios académicos e sociais decorrentes da barreira linguística. Observar o contexto cultural do aluno para compreender possíveis diferenças no estilo de aprendizagem.
    Soluções: Avaliar o aluno através da prova de proficiência da língua
    -Meios de envolvimento: Promover um ambiente acolhedor e inclusivo, destacando a diversidade cultural. Facilitar a integração do aluno em atividades sociais e extracurriculares para incentivar a construção de relacionamentos. Utilizar recursos educacionais que reflitam a diversidade cultural para aumentar o interesse do aluno.
    - Meios de Representação: Utilizar materiais didáticos visuais, como gráficos, imagens e vídeos, para apoiar a compreensão do conteúdo. Fornecer materiais escritos em língua portuguesa com traduções ou explicações adicionais. Usar recursos tecnológicos, como aplicativos de tradução ou software educacional interativo.
    - Meios de ação e expressão: Encorajar a participação ativa por meio de métodos não verbais, como desenhos, dramatizações ou demonstrações práticas. Oferecer oportunidades para que o aluno se expresse na língua materna, seja por escrito ou oralmente, quando apropriado. Estimular a comunicação entre colegas por meio de atividades colaborativas que promovam a interação.

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  16. Sala 2 – Nuno Simões, Sandra Caneca, Maria Tapadas, Ana Correia e Carolina Martins
    Aluno A – aluno estrangeiro
    Identificação das barreiras: linguístico-comunicativas e culturais
    Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos…
    … meios de envolvimento: criar interações na Escola e na sala de aula por via de mentoria.
    … meios de representação: planear sessões/ atividades para envolver o aluno e promover momentos de partilha culturais.
    … meios de ação e expressão: recursos e ferramentas digitais.
    Aluno B – aluno com mutismo seletivo
    Identificação das barreiras: a comunicação, a socialização e o bloqueio emocional.
    Soluções para eliminar as barreiras identificadas ao nível dos…
    … meios de envolvimento: responsabilização, reforço positivo, incentivar a comunicação não verbal, desenvolver atividades que promovam a autoestima.
    … meios de representação: estimular a comunicação pelo meios de expressão artística (música, arte, dança, etc.).
    … meios de ação e expressão: recursos e ferramentas informáticos com base em Inteligência Artificial; valorizar a expressão escrita; adaptação dos critérios de avaliação.

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  17. Sala 4 - Carla Rodrigues, Cátia Nunes, Patrocínia Silva e Sérgio Miranda
    Aluno A - Mutismo seletivo
    Barreiras: mutismo seletivo; não fala com o professor e fala com os colegas.
    Materiais/metodologias: o trabalho a realizar com este aluno deverá ser programado em pequenos grupos da turma, em especial com alunos com mais capacidades cognitivas, que o possam ajudar e/ou com quem ele sintam mais afinidade; envolver os Encarregados de Educação para melhor perceber estratégias de atuação e criação de estratégias/objetivos/metodologias direcionados para a problemática do aluno, de forma a ajudá-lo a tornar-se mais sociável; colaboração da Psicóloga da escola; utilizar técnicas e metodologias não verbais - recorrer a imagens, ao gesto, etc; tornar o ambiente mais acolhedor, de forma a ganhar a sua confiança; utilizar as novas tecnologias/gaming para ganhar a confiança do aluno e reforçar a aprendizagem; dar o reforço positivo, sempre que consegue alcançar um objetivo/final de uma tarefa.
    Aluno B - estrangeiro, fala mal inglês
    Barreiras: a língua e a cultura
    Materiais/ metodologias: frequentar aulas de PLNM; recorrer a imagens e gestos; recorrer às novas tecnologias (Google tradutor ou outras plataformas de tradução); incentivar a leitura de livros portugueses, começando por livros básicos - para bebés ou 1.º ciclo, com muitas imagens e pouco texto; pedir a colaboração dos colegas da turma; certificarmo-nos de que ele percebeu de forma objetiva as instruções que lhe são dadas numa aula ou em qualquer outra situação; ensinar-lhe expressões básicas como: "Posso ir à casa de banho? Tenho fome! Bom dia! Olá! Obrigado/a!"; adaptar os momentos de avaliação, permitindo a utilização do telemóvel para que o aluno possa traduzir o que não entende; ter um professor tutor, para o orientar dentro da escola; na aquisição de conhecimentos, ao nível do 1.º ciclo, a ajuda a estes alunos deve começar logo no 1.ºano, para colmatar as dificuldades e evitar que este problema - incompreensão/ barreira linguística - se prolongue no tempo - ao longo do ciclo e causando dificuldades acrescidas.

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  18. Sala 1 - Jorge Dias; Carla Martins; Paula de Sousa e Lina Gueifão
    Aluno A - Aluno com mutismo.
    Barreiras: Comunicação com adultos; Auto-estima; Linguagem e Socialização.
    Metodologias e materiais: Recursos digitais; internet; tablet; computador e trabalho em grupo/pares.
    Meios de envolvimento: Reforçar de forma positiva as intervenções do aluno; participação e colaboração da turma e comunidade escolar. Estreitar a comunicação entre a escola/família. Desenvolver parcerias com a equipa de ensino especial e psicóloga.
    Meios de representação: Apresentação/comunicação através da linguagem gestual; cartazes alusivos aos conteúdos a trabalhar; representação através de desenhos e pinturas; representação teatral, marionetas; vídeos e outros meios que despertem a sua atenção e concentração.
    Meios de ação e expressão- utilização da escrita; jogos de mímica; jogos de adivinhas; marionetas; teatro; canto.

    Aluno B - Aluno estrangeiro.
    Barreiras: linguagem; comunicação e cultura.
    Metodologias e materiais: utilização de tradutor via telemóvel; apoio através de colega que domine bem a língua inglesa; comunicação entre aluno e professor de PLNM.
    Meios de envolvimento: Integrar o aluno numa turma de PLNM; técnicos especializados; família; meio escolar.
    Meios de representação: Utilizar materiais didáticos visuais, como gráficos, imagens e vídeos, para apoiar a compreensão do conteúdo. Fornecer materiais escritos em língua portuguesa/inglesa com traduções ou explicações adicionais. Usar recursos tecnológicos, como aplicativos de tradução ou software educacional interativo.
    Meios de ação e expressão: Avaliação através de jogos; exploração dos meios digitais; permitir utilização de tradutor sempre que possível, incluindo na realização de testes de avaliação.

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  19. Grupo 3:Sérgio Rocha; Catarina Soares; Susana Silva; Sandra Costa
    Aluno com mutismo seletivo- aluna do 1.º ano
    Barreiras: A dificuldade de comunicação será a principal dificuldade, e impacta no processo ensino-aprendizagem uma vez que o professor irá deparar-se com enormes dificuldades em obter feedback, em avaliar o aluno, em identificar as suas dificuldades,
    Soluções para eliminar as barreiras:
    - Identificar as causas da problemática (conhecer o processo do aluno e/ou ter conhecimento de eventuais relatórios que possam ajudar a esclarecimento origem do mutismo);
    - Proporcionar um ambiente calmo, que dê segurança ao aluno;
    - Recorrer, caso o mutismo seja somente para com o docente, a outros alunos como intermediários, para facilitar a comunicação;
    - Tentar comunicar com o aluno sem a presença de outros colegas, no sentido de perceber se o mutismo estará associado ao medo da exposição perante os outros alunos;
    - Privilegiar os elementos de avaliação escritos, em detrimento da oralidade (exemplos: Utilização de cartões, com informações previamente determinadas, através dos quais o aluno comunica com o docente, jogos, ...)
    Aluno estrangeiro:
    Barreira: Dificuldade de comunicação
    Soluções:
    - Permitir que o aluno utilize o Google Tradutor;
    - Disponibilizar ao aluno materiais/recursos pedagógicos específicos, de modo a que o mesmo possa traduzir esses recursos em contexto de sala de aula ou em casa;
    - Recorrer aos pares (colegas) para auxiliarem na comunicação com o professor;
    - Solicitar a cooperação dos alunos de forma a facilitar interpretação dos materiais que o professor disponibiliza (ajuda na leitura e interpretação desses recursos);

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  20. Sala 2 - Fatima Roupa, Susana Marques, Helena , Lucinda Lopes e Rute Arriaga
    - Aluno estrangeiro:
    --> Meios de envolvimento:
    *Utilizar o google tradutor e trabalhar em parceria com a colega PLMN;
    *1º conhecer o aluno, fazer um diagnóstico e pedir exercícios simples de língua para aprender o básico.

    -->Meios de representação
    *Vários suportes de conteúdos, (Manual; powerpoint, fichas) e autorizar o uso do telemóvel nomeadamente a aplicação Google Lens;
    *Nos primeiros exercícios usar frases curtas e dar tarefas mais simples e dirigidas e ir complexificando com o tempo.
    *A matéria é a mesma, os conteúdos programáticos são os mesmos, havendo o cuidado de o colocar ao lado um colega que fale inglês. A tradução é automática através do google lens.

    -->Meios de ação e expressão.
    *Trabalhos a computador em vários suportes, que o próprio aluno tenta com recurso a ferramentas de tradução colocar o texto já em português.
    *Possibilidade de realizar um segundo teste igual ao dos colegas.

    - Aluno com mutismo seletivo:

    -->Meios de envolvimento
    *Envolver a turma.
    *Criar um círculo de confiança com colegas que lhe sejam mais próximos.
    *Os suportes dos conteúdos são os mesmos, mas que não tenham necessidade de expor o aluno.
    *Proporcionar mais trabalhos de grupo, onde são aplicadas as tarefas. Gamificar mais as aulas sobretudo numa primeira fase para proporcionar um ambiente mais interativo.

    -->Meios de ação e expressão:
    *Dar a possibilidade de privilegiar as suas habilidades individuais, para estimular a autoestima.
    *Todos os meios de expressão podem ser usados menos aqueles que exigem expressão oral e exposição.
    *Existe a possibilidade de usar códigos ou símbolos por exemplo: SPC – Sistemas aumentativos e alternativos de comunicação.
    *Sempre que possível criar oportunidades interação e entreajuda entre os pares. Usar um colega tutor.

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  21. SALA 1 - Maria José Martins, Lurdes Reis, Maria Lino, Dora Rocha, Rita Cabral

    Aluno 1 - Imigrante com fracos conhecimentos linguísticos.
    Meios de Envolvimento:
    - Contacto entre DT e EE.
    - Envolvimento da família.
    - Envolvimento e interajuda do CT.
    - Diagnóstico e inserção em turma PLNM.
    - Promover a inclusão e integração em turma (através de mentoria, sensibilização dos colegas, …).
    - Promover a inclusão social em clubes.
    - Abordagem multinível: EE, Ministério, Direções, EMAEI, SPO, DT, CT, turma, professor.
    No futuro: criar um ano 0 para inclusão cultural e linguística.

    Meios de Representação:
    - Utilizar os meios tecnológicos ao dispor (tradução simultânea, versões multilingues dos manuais, … ) promovendo sempre uma evolução na língua portuguesa.

    Meios de Ação e Expressão:
    - Promover respostas através de gestos, pistas visuais e gradualmente inserir respostas orais curtas.
    - Valorizar todas as etapas da aprendizagem.

    Aluno 2 - Aluno com mutismo seletivo.
    Meios de Envolvimento:
    - Contacto entre DT e EE.
    - Envolvimento da família.
    - Envolvimento da Equipa da Educação Especial e do SPO.
    - Envolvimento e interajuda do CT.
    - Abordagem multinível: EE, Direções, EMAEI, SPO, DT, CT, turma, professor

    Meios de Representação:
    - Comunicação natural e normal, encontrando pontos de contacto afetivos, de interesses e de confiança.

    Meios de Ação e Expressão:
    - Apresentações orais através de vídeos.
    - Interação com o professor através de colegas (preferencialmente mais do que um).
    - Promover respostas através de gestos, pistas visuais e gradualmente inserir respostas orais curtas.
    - Valorizar todas as etapas da aprendizagem.






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  22. Sala 3: Andreia Correia, Elsa Loureiro, Sandra Duarte, Maria João Bica e Sónia Ramos
    Aluno 1
    Identificação de barreiras - Linguística e cultural
    Soluções: ferramentas de tradução, linguagem não verbal, desenhos, fotografias, imagens, colaboração dos alunos que falam a mesma língua, PLNM: criação de grupos por nível de proficiência, aplicação dos teste de proficiência, promover a integração do aluno em atividades extracurriculares e/ou colaborativas com a turma (Clube da Cultura Portuguesa, Tutorias), manuais adaptados, criação de uma turma zero onde pudessem ter uma adaptação mais fácil ao meio, à escola, à língua e à cultura.
    O processo de avaliação deste aluno deverá ser diferenciado de acordo com o seu nível de proficiência: ciberescola, testes adaptados.

    Aluno 2
    Identificação de barreiras - Comunicação com o adulto
    Soluções: Numa fase inicial promover o trabalho colaborativo com alguns alunos da turma de forma a facilitar a comunicação com o professor e conhecer o histórico social/pessoal, explorar os interesses do aluno para o motivar para a realização de tarefas e criar uma relação empática aluno/professor, respeitar o tempo de intervenção do aluno.
    No processo de avaliação devemos valorizar o trabalho evolutivo que o aluno vem demonstrando ao longo do ano: possibilitar ao aluno a apresentação oral de tarefas realizadas a partir de casa (áudio, vídeo), deixar ao critério do aluno a colaboração da família/encarregado de educação.

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  23. (Correção) Sala 2 - Fatima Roupa, Susana Marques, Helena , Lucinda Lopes e Rute Arriaga
    - Aluno estrangeiro:
    --> Meios de envolvimento:
    *Utilizar o google tradutor e trabalhar em parceria com a colega PLMN;
    *1º conhecer o aluno, fazer um diagnóstico e pedir exercícios simples de língua para aprender o básico.

    -->Meios de representação
    *Vários suportes de conteúdos, (Manual; powerpoint, fichas) e autorizar o uso do telemóvel nomeadamente a aplicação Google Lens;
    *Nos primeiros exercícios usar frases curtas e dar tarefas mais simples e dirigidas e ir complexificando com o tempo.
    *A matéria é a mesma, os conteúdos programáticos são os mesmos, havendo o cuidado de o colocar ao lado um colega que fale inglês. A tradução é automática através do google lens.

    -->Meios de ação e expressão.
    *Trabalhos a computador em vários suportes, que o próprio aluno tenta com recurso a ferramentas de tradução colocar o texto já em português.
    *Possibilidade de realizar um segundo teste igual ao dos colegas.

    - Aluno com mutismo seletivo:

    -->Meios de envolvimento
    *Envolver a turma.
    *Criar um círculo de confiança com colegas que lhe sejam mais próximos.

    -->Meios de representação
    *Os suportes dos conteúdos são os mesmos, mas que não tenham necessidade de expor o aluno.
    *Proporcionar mais trabalhos de grupo, onde são aplicadas as tarefas. Gamificar mais as aulas sobretudo numa primeira fase para proporcionar um ambiente mais interativo.

    -->Meios de ação e expressão:
    *Dar a possibilidade de privilegiar as suas habilidades individuais, para estimular a autoestima.
    *Todos os meios de expressão podem ser usados menos aqueles que exigem expressão oral e exposição.
    *Existe a possibilidade de usar códigos ou símbolos por exemplo: SPC – Sistemas aumentativos e alternativos de comunicação.
    *Sempre que possível criar oportunidades interação e entreajuda entre os pares. Usar um colega tutor.

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